x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 87

Distribuição de lucros simples nacional X REINF

Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 1 dia Quarta-Feira | 8 abril 2026 | 09:08

Bom dia, amigos tem uma empresa simples nacional que entrega a REINF mensal, pois tem retenção do INSS nas notas, os sócios fazem os pagamentos das despezas da casa mensal na conta PJ, até hoje nunca foi informado a distribuição de lucros na REINF, podem me ajudar como resolver isso?
Eu teria que ter informado trimestral ou posso fazer agora?
Estou perdida, no aguardo, obrigado

Inês Zanotti
Kleber Nicolau

Kleber Nicolau

Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 16 horas Quinta-Feira | 9 abril 2026 | 14:26

Boa tarde, 
Primeiro a ser feito é separar o patrimônio da pessoa física da pessoa jurídica, não é correto realizar pagamentos pessoais na conta PJ.
Os sócios precisam fazer uma retirada da PJ para sua PF e aí sim realizar os pagamentos.
Você precisa evidenciar isso como distribuição de lucros no balancete, retirando o valor transferido da conta de lucros acumulados. 
As distribuições feitas no primeiro trimestre você tem até Maio para realizar o envio via REINF, separado por sócio. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade